Tuesday, August 6, 2013

Sobre as touradas

"Se tourada é cultura, canibalismo é gastronomia." 

O meu pai partilhou comigo esta frase do Maestro Vitorino d'Almeida e desde então a frase ficou comigo. Sou totalmente incapaz de aceitar as touradas como algo cultural, nem aceito os argumentos da tradição. Sacrificar um animal para divertimento público é absurdo, tão absurdo que revolta. Revoltante é também saber que as touradas receberam do estado cerca de 16 milhões de euros em subsídios para a continuação das suas atividades. Porra! Qual crise? Acredita-se que até ao final deste ano o financiamento termine, podendo ser o vislumbre da sua abolição. Esperemos que sim, que seja o fim de uma atividade cruel e sangrenta, que de cultura não tem nada!

1 comment:

  1. Sou contra as touradas e tudo o que envolva crueldade a animais. É atroz, e a palavra "tradição" não pode ser usada para justificar actos injustificáveis. Gostava que mais pessoas achassem o mesmo, mas ainda há algum caminho a percorrer neste sentido, mesmo havendo cada vez menos público para este tipo de espectáculo degradante.
    Concordo a 100% com frase que publicaste e acredito que num futuro muito próximo os animais sejam poupados e tamanha carnificina em praça pública.

    ReplyDelete